domingo, 3 de abril de 2011

Modal de transporte aquaviário


O sistema aquaviário brasileiro é composto de vias marítimas e interiores e de portos e terminais portuários. Dessa forma, há basicamente dois subsistemas: o fluvial ou de navegação de interior, que utiliza as hidrovias e rios navegáveis, e o marítimo, que abrange a circulação na costa atlântica.

O primeiro conta com aproximadamente 44.000 km de rios, dos quais 29.000 km são natural­mente navegáveis, mas apenas 13.000 km são efetivamente utilizados econo­micamente, é usado principalmente no transporte de soja, óleo vegetal, madeira e outros. Devido o baixo custo do frete desenvolve papel importante na logística de tranporte.

Já a parte marítima tem cerca de 7.500 km de vias, é o modal mais usado no comercio internacional ou longo.

Fazem parte desses subsistemas, ainda, os portos e terminais fluviais e os marítimos, que totalizam 45 portos organizados e 131 terminais de uso priva­tivo, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ (2010), sendo responsáveis pela participação de cerca de 14,0% na matriz de transporte de cargas.

Quanto à frota mercante de bandeira brasileira, que opera na cabotagem e nas rotas de longo curso, estão registradas junto à ANTAQ 282 embarcações de trans­porte (chatas, graneleiros, petroleiros etc.) e 414 de apoio, sendo 343 rebocadores. Por sua vez, a frota operacional hidroviária é composta por 225 embarcações de transporte e por 31 embarcações de apoio (lanchas, dragas etc.).

Em 2008, o transporte aquaviário do País movimentou 537,7 milhões de tonela­das de cargas a granel e geral e de contêineres. Já em 2009, constatou-se uma movimentação total de 637,6 milhões de toneladas de cargas.

A Pesquisa Aquaviária da CNT de 2006 mostrou a indispensabilidade de ações urgentes na infraestrutura portu­ária, como a retomada das dragagens, a aquisição de equipamentos de estiva e movimentação e a melhoria dos acessos terrestres.

Ações de médio prazo, como a adequação de horários dos órgãos públicos, o treinamento de pessoal dos órgãos oficiais e dos trabalhadores e a revisão de procedimentos para a redução da burocracia, também são essenciais para manter níveis de competitividade adequados dos portos brasileiros.

  • Vantagens – carrega qualquer tipo de carga, menor custo do frete, baixo impacto ambiental.
  • Desvantagens – Necessita de transbordo nos portos,menor flexibilidade nos serviços, frequente congestionamento nos portos.

3 comentários:

  1. E muito bom sabe sobre o modal aquaviário, como funciona como e o processo todo para o carregamento e descarregamento. pois eu faço logística e pretendo estar por dentro de tudo ,futuramente para que possa esta trabalhando nessa area. obrigada

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo um trabalho agora sobre esse modal irei aproveitar esse conteúdo aqui do site e ja e pro dia 09-07-16 tempo curto rsrsrs mais e pra mim aprender que nas empresas vai ser mais curto ainda

    ResponderExcluir
  3. Conteúdo muito bom.E de muita qualidade.

    ResponderExcluir